Salário Contribuição do INSS e atualização para 2022.
18/02/2022
unnamed

O salário contribuição do INSS é a tabela que se utiliza para o cálculo do valor a ser recolhido pelo segurado, na condição de empregado ou trabalhador avulso. Esses contribuintes fazem parte do Regime Geral da Previdência Social (RGPS), e possuem o desconto do recolhimento direto na fonte pagadora. A tabela não é de simples uso, pois tivemos alteração com a reforma, e seu cálculo passa a ser pela divisão da faixa, e não aplicando-se a alíquota diretamente no rendimento bruto. 

O segurado também pode ser um contribuinte individual, e esse tem duas opções: recolher 11% em cima do salário mínimo vigente, só tendo direito ao mínimo de aposentadoria, ou recolhendo em 20% sobre a base escolhida entre o piso e o teto. O piso equivale sempre ao salário mínimo, que é de R$ 1.212,00 em 2022. O teto do INSS está em R$ 7.087,22.

Para o empreendedor que monta seu time, dependendo da sua tributação, ou seja, da opção tributária, ele pode recolher direta ou indiretamente a parte que lhe cabe. Ele pode recolher com base na sua Receita Bruta, dependendo da atividade ou caso seja optante pelo Simples Nacional, ou direto sobre a folha salarial, quando a opção e a atividade determinam dessa forma.