O VERDADEIRO CENÁRIO DA CONTABILIDADE DIGITAL

Escrito por Raphael Campos

 

Há anos, quando comecei a trabalhar com meus 17 anos de idade, cheio de energia e querendo desbravar o mundo, ouvia falar basicamente de duas coisas no ambiente contábil: o famoso SPED, que vinha através das alterações da Receita Federal, majoritariamente, e a “drástica” mudança contábil societária advinda das Lei 11.638 de 2007, depois complementada pela 11.941 de 2009.

Naquela época, os escritórios de contabilidade tinham ainda um aparelho de FAX, que era frequentemente utilizado ainda, em detrimento da digitalização. Usando esse aparelho, ouvia-se ao fundo o som comum da impressora matricial, devorando a paciência dos que não eram os detentores do documento e trazendo calma para aqueles que, finalmente, depois de várias revisões, “rodaram” os holerites de pagamento para envio ao cliente.

Essa breve lembrança faz com que a gente entenda o que é o processo de digitalização do escritório, tranquilamente. Para atendimento às obrigações acessórias, às necessidades do cliente e do mercado, só seria possível seguir sendo contador com as ferramentas tecnológicas. Essas ferramentas vieram, em sua essência, reduzir o tempo com tarefas manuais, repetitivas e de baixo valor, trazendo agilidade na comunicação de dados, e uma melhor interação entre as partes informativas. Sempre digo que, hoje, toda contabilidade precisa ser digital.

O digital é o ambiente de trabalho, a plataforma de interatividade, o guardião das informações do cliente. A contabilidade digital, defino, como a plataforma digital de interação entre cliente e contador. Só isso?

Sim. Mas, antes do “SOL”, vem o “FA”. OU seja, para ser só isso, o cliente e o contador precisam fazer seu trabalho por lá: integração e acesso às contas correntes do cliente, sistema de controle financeiro, envolvendo os faturamentos, sistema contábil integrado com essas informações, e entrega do produto de forma ágil e digital também.

Hoje, temos a certeza de que a Braga & Campos é uma contabilidade digital, com a humanização no atendimento e na execução. São dezenas sistemas utilizados nas nossas operações, envolvendo os squads contábil, financeiro, fiscal e trabalhista/previdenciário, todos de forma integrada. Nesse contexto, ao cliente que aposta na digitalização da sua operação financeira, é permitido a entrega de informações relevantes, financeiras e econômicas, muito mais rápidas e quase instantaneamente, permitindo que nossa atuação seja muito mais que a de um contador ou consultor: somos um verdadeiro parceiro de negócios.

Se você tem intenção de estruturar sua área financeira, torná-la digital, ou transformar a forma como você encara a sua contabilidade, fale com nosso time pra conhecer o modus operandi que transformou a classe contábil!