É fácil trocar de contador?
BANNERTROCAR-DE-CONTADOR

É fácil trocar de contador?

Sim, você pode trocar de contador a qualquer momento. Muitos empresários se perguntam se podem ou devem trocar os seus serviços de contabilidade, e também têm dúvidas sobre quando e como podem fazê-lo.

Quando posso trocar de contador

Em primeiro lugar todo empresário tem o direito, previsto pelo Código de Defesa do Consumidor, de escolher o escritório que atenda às demandas contábeis da sua empresa. Isso inclui trocar de contador a qualquer momento.

Claro, você deverá formalizar todo o processo por meio de contratos e distratos (o documento de rescisão contratual), e o antigo acordo deverá ser respeitado até o seu encerramento oficial.

Nesse sentido, caso exista previsão de multa, é preciso verificar o seu valor e as hipóteses em que a aplicação da multa pode ser dispensada.

Portanto, o contrato de prestação de serviços não prevê multa por cancelamento antecipado, enquanto em outros, mesmo que exista, o valor da multa costuma ser muito menor que as possíveis consequências de um serviço contábil ineficiente.

Confira algumas hipóteses e veja quando trocar de contador:

1 – Baixa qualidade no atendimento

A principio, como prestadora de serviços, a contabilidade precisa oferecer um atendimento de excelência e qualidade para conquistar credibilidade e a confiança dos seus clientes.

Um atendimento de qualidade, inclui:

  • Contadores à disposição para sanar dúvidas;
  • Atendimento por diferentes canais, incluindo WhatsApp, Telefone e e-mail;
  • Retorno ágil, às demandas e solicitações;
  • Entrega de documentos no prazo previsto.

Nesse sentido, quando a qualidade no atendimento deixa de existir ou parecer não ser importante para o contador contratado, você não só pode, como precisa trocar de contador.

2 – Atraso na entrega de obrigações

Outro item a considerar quando o assunto é o momento de trocar de contador, diz respeito ao atraso na entrega de obrigações acessórias.

O escritório de contabilidade precisa ter responsabilidade e cuidar da entrega de guias, relatórios e declarações nos prazos previstos e determinados pela legislação em vigor.

Por exemplo, quando os prazos legais não são respeitados, a empresa contratante dos serviços contábeis pode ser sensivelmente prejudicada, sendo obrigada a pagar multas, juros e enfrentar outros tipos de sanções, incluindo a suspensão temporária ou definitiva do CNPJ.

3 – Erros de cálculo

Impostos e folha de pagamento precisam ser calculados com o maior grau de atenção possível, garantindo assim, que as empresas evitem os problemas e prejuízos associados aos possíveis pagamentos a maior ou a menor.

Por isso, se a sua atual contabilidade comete erros frequentes de cálculo, esse é apenas mais um dos sinais que indicam que é hora de trocar de contador.

Não restam margens para erro, o escritório de contabilidade precisa ter atenção e cuidado redobrado ao realizar cálculos e apurações que envolvam recursos financeiros.

4 – Falta de atualização

Primeiramente a legislação fiscal, trabalhista e contábil brasileira está em constante atualização e passa por mudanças regulares, as quais exigem atenção, dedicação e atualização por parte dos profissionais de contabilidade.

Portanto o seu contador precisa se manter atualizado para garantir que a sua empresa aproveite benefícios, isenções e programas especiais desenvolvidos pelo governo, bem como também, para garantir que a sua empresa não deixe de entregar qualquer nova obrigação.

Apesar disso, vale destacar, que basta uma única declaração não entregue dentro do prazo ou nos moldes exigidos para que a empresa seja multada e autuada pelo fisco.

Então quando a falta de atualização é uma rotina presente, você tem mais um sinal de que é hora de trocar de contador.

5 – Dificuldade para acessar documentos e informações

Por fim, não poderíamos deixar de destacar a dificuldade de acesso a informações e documentos, como um dos motivos para trocar de contador.

A contabilidade e seus clientes precisam trabalhar em conjunto, de forma ágil e dinâmica, e, portanto, não se pode admitir que o empresário encontre dificuldade para acessar os documentos e informações da sua empresa.

Você tem encontrado dificuldades para acessar documentos e informações importantes para a gestão da sua empresa? Se a sua resposta foi sim, não tenha dúvidas, é hora de trocar de contador.

Passo a passo para trocar de contador

1 – INFORMAR O CONTADOR ATUAL

O primeiro passo é formalizar o pedido de encerramento do contrato com o contador atual. É imprescindível que no comunicado fique claro qual será o último mês de atuação da equipe de contabilidade anterior. 

2 – MÊS DE RESPONSABILIDADE

Ao definir com a antiga contabilidade qual será o último mês de atuação deles, informe a nova contabilidade a partir de que mês eles passam a ser responsáveis. Nesse momento, preste bastante atenção para não confundir o que é de responsabilidade de cada escritório.

3 – ASSINAR PROPOSTA DE SERVIÇOS

Nesse caso, quando, enfim, for oficializado o distrato com a antiga contabilidade e assinado o contrato de prestação de serviços com o novo profissional, significa que efetivamente você trocou de contador! 

Nesse momento, recomenda-se que seja feito o preenchimento do termo de transferência de responsabilidade técnica pela antiga contabilidade, repassando a responsabilidade para o novo escritório.

4 – DOCUMENTOS FISCAIS E CONTÁBEIS PARA TROCAR DE CONTADOR

Primordialmente, os documentos básicos que talvez você já tenha, sem precisar esperar o envio do contador, são:

Certificado Digital

– Número da Inscrição Municipal (ou CCMEI caso a empresa seja MEI)

– Senha de acesso ao site da Prefeitura

– Código do Simples Nacional (se for o caso)

– RG e CPF dos sócios

Contrato Social (LTDA), Requerimento de Empresário (EI) ou Certificado de condição de Microempreendedor Individual (MEI)

Nesse sentido, os outros documentos contábeis que vão influenciar muito para trocar de contador, são:

Balanço Patrimonial (até o último dia da contabilidade anterior)

D.R.E. (Demonstração do Resultado do Exercício)

– Livro Razão

– Livro Diário

– Documentação suporte (nota fiscal, recibo, fatura ou contrato)

Conte com a B&C Contabilidade

Então, se você é da região do Rio de Janeiro ou São Paulo e optou por trocar de contador, uma das opções pode ser a B&C Contabilidade. 

Possuímos experiência e vivência no mercado! Tudo isso resulta em uma busca contínua para contribuirmos e alavancarmos o seu empreendimento por meio da otimização dos seus processos! 

 Entre em contato agora mesmo e faça uma cotação. Saiba as vantagens de adotar a B&C Contabilidade como parceira do seu negócio!

Por fim, se você gostou do nosso conteúdo, veja mais artigos no nosso blog e siga a nossa empresa nas redes sociais