Relatórios Contábeis - O que são e para que servem?
2

Você sabe o que são relatórios contábeis? Sua empresa já analisou os demonstrativos do mês passado?

Dentro de uma organização, a contabilidade é uma poderosa ferramenta de gestão. 

Por meio dos relatórios contábeis fornecidos por ela, os gestores conseguem analisar a situação atual da empresa, detectar problemas atuais e futuros e desenvolver soluções.

Sendo assim, muitas vezes, é difícil visualizar a situação concreta da estrutura patrimonial de uma empresa. Seja pela coleta ineficiente de dados ou por prestações de contas mal realizadas, são muitos os fatores que acabam contribuindo para a desconfiança dos clientes. 

Portanto, neste artigo, vamos conhecer a importância do desenvolvimento de relatórios contábeis.

O que são os relatórios contábeis?

De modo geral, os relatórios são documentos emitidos pela empresa, com o objetivo de relatar todos os dados colhidos pelos setores de contabilidade das companhias. Eles possibilitam que o público avalie a situação da instituição, verificando o nível geral de gestão do negócio.

Nesses documentos, constam informações relevantes e dados técnicos como:

  • despesas e valores;
  • custos gerais;
  • informações sobre tributos, encargos e impostos devidos;
  • receitas obtidas.

O período de produção dos relatórios varia de acordo com as normas internas dos empreendimentos: pode ser mensal, trimestral ou até mesmo anual. Para facilitar o acesso, essas informações podem ser impressas ou digitalizadas.

Quais são os tipos?

Os relatórios se dividem em duas categorias: podem ser de natureza obrigatória e não obrigatória. Os documentos do primeiro tipo são também conhecidos como demonstrações financeiras e são exigidos por lei. Alguns deles são:

  • Balanço Patrimonial (BP);
  • Demonstração do Resultado do Exercício (DRE);
  • Demonstração das Origens e Aplicações de Recurso (DOAR);
  • Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA).

Com o propósito de gerar informações para um grupo heterogêneo de usuários, as demonstrações contábeis são importantes para atender demandas específicas, de acordo com o interesse de cada um. Para entender melhor a importância das informações relativas aos relatórios obrigatórios, podemos compreendê-los como uma prestação de contas à sociedade.

Já os relatórios não obrigatórios são aqueles não exigidos diretamente pela legislação — o que não quer dizer que não sejam importantes. Também conhecidos como relatórios gerenciais, geralmente têm circulação restrita à própria empresa.

São especialmente relevantes para a tomada de decisões dos gestores contábeis, já que suas informações influenciam diretamente em questões como:

  • nível de redução de custos;
  • aspectos tributários;
  • qualidade dos investimentos realizados.

Entre os relatórios contábeis não obrigatórios mais importantes utilizados pelas companhias estão o Demonstrativo do Valor Adicionado (DVA) e o Demonstrativo do Fluxo de Caixa (DFC). 

Qual é a importância dos relatórios contábeis?

Primordialmente a função da elaboração desse tipo de documento é fornecer a cada um de seus leitores, sejam colaboradores da companhia ou observadores externos, informações relevantes sobre a situação financeira da companhia e auxiliar os gestores contábeis.

Portanto, esses documentos são detalhados e abrangem os mais diversos aspectos de uma instituição, passando pela diretoria, pelos gerentes e supervisores, pelo setor de recursos humanos e até pelo conselho administrativo. Daí decorre a importância de uma boa elaboração e de dados precisos.

Nesse sentido, cabe ao setor contábil de uma instituição gerar um produto que possibilita ações mais embasadas, com o propósito de atender aos objetivos dos clientes, dos colaboradores e dos investidores. Ou seja, o produto gerado é, efetivamente, o relatório contábil, rico em informações sobre a estrutura patrimonial da empresa.

Análise minuciosa do desempenho do seu negócio

O documento permite uma análise minuciosa do desempenho e o estabelecimento de planos para o futuro. As demonstrações contábeis, por exemplo, evidenciam a situação atual do patrimônio e o resultado direto das ações de gerenciamento — fornecendo, assim, informações para viabilizar sua evolução.

Sendo assim, com análise e verificação das informações mais essenciais à empresa em cada relatório, é possível encontrar e oferecer estratégias mais bem desenvolvidas e soluções que atendam às necessidades mais urgentes e atuais de todo o negócio.

 Conte com a B&C Contabilidade

Se você é da região do Rio de Janeiro ou São Paulo e precisa de uma acessoria contábil, uma das opções pode ser a B&C Contabilidade. 

Possuímos experiência e vivência no mercado! Tudo isso resulta em uma busca contínua para contribuirmos e alavancarmos o seu empreendimento por meio da otimização dos seus processos! 

Entre em contato agora mesmo e faça uma cotação. Saiba as vantagens de adotar a Braga &  Campos Contabilidade como parceira do seu negócio!