- contato@bragacampos.com
- (21) 2210-9005
Quanto custa um contador e como contratar um
22/11/2022
Contabilidade: Quanto custa um contador mensal? Essa é uma dúvida muito comum entre aqueles que estão pensando em empreender e abrir uma empresa.
Portanto, se essa também é a sua dúvida, você chegou ao lugar certo.
Neste conteúdo vamos explicar em detalhes quanto custa um contador mensal.
Vale a pena conferir para fazer uma boa escolha e economizar na hora de contratar um serviço de contabilidade.
Quais aspectos influenciam o preço cobrado por um contador?
Os fatores que podem influenciar o custo de um serviço de contabilidade são os seguintes:
Tipo de serviço
Existem profissionais que tendem a incluir diversos procedimentos no serviço de contabilidade, pois são contratados mensalmente, em comparação com a contratação única.
Sendo assim, é possível que o preço varie conforme o tipo de serviço contratado.
Agora quais são as atividades contábeis mais demandadas pelos clientes?
- Gestão total da contabilidade de uma empresa ou autônomo: desta forma, o cliente não tem que se preocupar com esta parte do seu negócio, já que um profissional qualificado se encarregará de registrar e prestar contas de todas as operações realizadas.
- Lançamento contábil: este serviço é aquele que é contratado para manter o registro das operações econômicas que impliquem modificação no patrimônio da empresa. Os lançamentos contábeis são registrados no Livro Diário. Este é o Livro de Inventários e Contas Anuais que devem ser preparados e apresentados.
- Apresentação do exercício na Junta Comercial: este processo realiza-se quando ambos os livros são apresentados na Junta Comercial correspondente.
- Relatórios e gráficos contábeis para controle regular dos negócios.
Tipo de cliente
Este tipo de perfil profissional pode ser contratado por multinacionais, médias e pequenas empresas, autônomos e pessoas físicas. Portanto, dependendo do tipo de cliente que contrata este serviço, os valores podem ser diferentes.
Sendo assim, as necessidades não são as mesmas para uma grande organização e para um indivíduo que, provavelmente, contratará apenas determinados procedimentos específicos.
Setor de atividade
Dependendo do tipo de atividade a que se dedica a empresa ou autônomo, as taxas podem ser diferentes, visto que existem setores que requerem serviços adicionais como a incorporação de software contabilístico e maior controle e elaboração dos respectivos relatórios periódicos.
Região geográfica
A área geográfica pode influenciar nos preços. Um contador de São Paulo ou do Rio de Janeiro, provavelmente cobrará preços mais altos do que um contador de uma cidade menor, por exemplo.
Porém, dentro de uma mesma cidade, os preços podem ser diferentes dependendo do bairro onde está localizada a consultoria contábil, por exemplo.
Disponibilidade
Há momentos em que, por qualquer motivo, os serviços desse profissional são urgentemente necessários porque, por exemplo, o prazo para inscrição está chegando ao fim.
Desta forma, a urgência na contratação pode acarretar em aumento no orçamento, visto que o profissional dispõe de menos tempo para preparar e apresentar o serviço contratado correspondente.
O QUE A LEGISLAÇÃO DIZ?
Para saber se sua empresa precisa do profissional de contabilidade, primeiramente você deve saber se a legislação obriga ou não o seu negócio a contratar este profissional.
Segundo a legislação brasileira, todas as empresas devem ter um contador e a única exceção à regra seria para o Microempreendedor Individual (MEI), que não precisa ter uma contabilidade formal, o que não significa que devam trabalhar de forma desorganizada.
O MEI pode até não ser obrigado, mas deve-se tomar muito cuidado neste caso para que não seja criado um caos financeiro na empresa e ser negligenciado o planejamento contábil.
Para estar enquadrado como Microempreendedor Individual, o faturamento anual da empresa não pode passar dos 60 mil reais, e, caso haja falta de planejamento financeiro na sua empresa, você pode perceber tarde demais que sua empresa está ultrapassando o faturamento anual máximo, o que poderia ser facilmente previsto pelo contador.
E se você ainda não se formalizou, confira esta dica: Como Abrir Uma Empresa.
3 dicas para escolher um contador
Contabilidade: Quanto custa um contador?
A verdade é que só se sabe quanto custa um contador para empresa quando se tem critérios de escolha bem definidos.
Sendo um serviço, a contratação desse profissional envolve aspectos que vão além da questão do preço.
Nesse caso, devem ser incluídos no pacote questões como credibilidade, facilidade de comunicação, experiência, adequação ao negócio e muitos outros.
Por isso, nós entendemos que a contratação de um contador tem mais chances de dar certo quando você adota medidas como as que listamos abaixo:
1. Peça indicações
Antes de ir a um médico, é provável que você peça indicações de pessoas que já conheçam o especialista em questão, não é mesmo?
No caso do contador, vale tomar o mesmo cuidado antes de contratar.
Comece perguntando para pessoas que trabalham em empresas consolidadas no mercado e que tenham resultados comprovados.
Certamente, por trás do sucesso delas, estará um contador competente.
Mesmo que você não conheça ninguém a quem consultar, pela internet ou mesmo por telefone, é possível pedir indicações de forma direta. Afinal, perguntar não ofende.
Claro que, em um primeiro momento, a busca deve começar por amigos, parentes e conhecidos.
E se esse primeiro filtro não satisfazer, você sempre pode ampliá-lo até encontrar a indicação ideal.
2. Estabeleça metas
Seu negócio precisa de um contador apenas para garantir o pagamento de impostos?
Ou, quem sabe, sua necessidade seja encontrar um parceiro que oriente em assuntos mais estratégicos?
Independente da demanda, o custo-benefício de um contador será muito mais favorável quando sua contratação vier acompanhada de metas.
Afinal, ter alguém para cuidar dos impostos é bem diferente de ter apoio para decidir sobre o que fazer para a empresa crescer.
Em outras palavras: a contratação de um contador deve se alinhar aos objetivos que você tem para o seu negócio.
3. Considere o perfil do contador
Existem advogados tributaristas, trabalhistas, cíveis, e, entre eles, há os que são mais ou menos atualizados.
Primordialmente, esse princípio também se aplica aos contadores. Portanto, se a sua empresa trabalha com vendas no varejo, o mais indicado é contratar um especialista nesse segmento.
Quer dizer que um contador mais generalista não pode dar conta do recado? Não necessariamente, dependendo dos objetivos que a sua empresa tenha.
Por isso, se você precisa de um contador que realmente faça a diferença, então, o melhor a se fazer é buscar por alguém que conheça o mercado no qual o seu negócio está inserido.
Sendo assim, além do perfil do profissional, leve em conta a experiência dele em fazer a diferença para os clientes que atende.
Considere a vinda de um contador como um relacionamento.
Quando os perfis da empresa e do profissional são compatíveis, a tendência é que a relação seja duradoura e produtiva.
Do contrário, o risco de uma separação precoce é iminente.
Conte com a B&C Contabilidade
Se você é da região do Rio de Janeiro ou São Paulo e optou por abrir uma empresa, uma das opções pode ser a B&C Contabilidade.
Possuímos experiência e vivência no mercado! Tudo isso resulta em uma busca contínua para contribuirmos e alavancarmos o seu empreendimento por meio da otimização dos seus processos!
Entre em contato agora mesmo e faça uma cotação. Saiba as vantagens de adotar a B&C Contabilidade como parceira do seu negócio!
Por fim, se você gostou do nosso conteúdo sobre: Contabilidade: Quanto custa um contador, veja mais artigos no nosso blog e siga a nossa empresa nas redes sociais.