Por que você precisa de um contador? - Entenda a função e as vantagens de ter um contador
7

Em que momento específico do ano a maioria de nós se lembra do contador? Pois é, quando o assunto é finanças os contadores são mais lembrados. Época em que é feita a declaração do imposto de renda. Mas além disso, porque eu preciso de um contador?

Por que eu preciso de um contador no meu estabelecimento?

Embora não exista nenhuma lei para a contratação de um contador. O ideal é que você tenha sim um profissional apenas para esta função. A responsabilidade contábil é um serviço que todas as empresas devem ter.

Com a rotina sempre agitada, acaba ficando difícil para o próprio dono do estabelecimento atender a este serviço.

Neste sentido, o recomendado é ir atrás de alguém que faça apenas isso, até porque esta atividade exige conhecimentos específicos.

Portanto, seja zeloso com o seu negócio, não faça nada de qualquer jeito. Um erro pode ser fatal e isso ninguém quer.

O contador é uma figura muito importante, já que ele é responsável por toda a parte financeira.

O que acontece se eu não tiver um contador?

A falta de um contador no seu negócio pode acabar gerando sérios problemas com pagamentos e impostos, então confira, tudo nesse artigo: Por que eu preciso de um contador?

Tenha em mente que um contabilista não serve apenas para tomar conta dos números, para também atualizar a legislação tributária, balanços e até influenciar na inteligência do negócio.

Feliz é o dono de negócio que tem um contator sempre ao seu lado no dia a dia. Pense bem sobre isso e verá que a melhor solução é ter um profissional técnico no assunto.

Confira e coisas que podem acontecer se você optar por não ter um contator no seu estabelecimento:

1. Não pagamento de impostos

Por lei, todo o tipo de negócio deve fazer o pagamento de tributos, então, se isso não ganhar a devida atenção, sérios problemas podem ser desenvolvidos.

Para que nada de ruim aconteça, certifique-se de que alguém está tomando conta dessa função.

Nesses casos, é bom ter um contator no seu estabelecimento, já que a tributação é uma das suas funções dentro do cargo.

Vá em busca de um funcionário interno, que tenha a jornada integral na sua empresa, ou, se preferir, contrate um local especializado nisso.

2. Lentidão no crescimento da empresa

O trabalho do contador no seu estabelecimento vai além de informar sobre os impostos que precisam ser pagos.

Ele pode, e deve, trabalhar na análise de desempenho do local, na gestão de riscos de questões trabalhistas e ainda pode auxiliar na tomada de decisões.

Por estar à par de tudo que acontece na parte financeira, o contator pode ser um ótimo conselheiro para investimos, já que é ele quem sabe de toda a movimentação.

Portanto, podemos afirmar que contar com esse tipo de profissional,também é super importante para o crescimento da sua empresa.

3. A empresa pode se complicar

No mundo dos negócios, existem várias questões que apenas um contator no seu estabelecimento pode cuidar.

Questões como guias de pagamento, declarações mensais, trimestrais e anuais, contratos social e até balanços, são algumas das documentações indicadas para o contator tomar conta.

Muitos deles, inclusive, são necessários para que a empresa permaneça regulamentada nas esferas municipais, estaduais e federais.

E, se porventura, o seu negócio não tem um profissional especializado, é recomendável que corra atrás de um o mais rápido possível.

O que um contador faz?

Antes de você contratar um contador para o seu estabelecimento, é bom entender o que este profissional faz.

Afinal, o contador é responsável por toda a parte financeira, econômica e patrimonial do seu negócio

Em geral, este profissional exerce funções que visam elaborar demonstrações contábeis a partir de um estudo dos patrimônios que compõem o local.

Entre as atividades exercidas por ele, estão:

  • Apuração de impostos;
  • Avaliação de riscos e perdas;
  • DEFIS (Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais);
  • Elaboração de relatórios de desempenho;
  • Folha de pagamento; 
  • Identificação de oportunidades de crescimento;
  • Planejamento tributário;
  • Programação de novos investimentos;
  • Pró-labore dos sócios.

Portanto, não são só as planilhas que irão contribuir para a organização da sua empresa. O contador também é uma peça importante e que deve ser usada para um melhor resultado.

Por que eu preciso de um contador?

Em primeiro lugar, a contabilidade é responsável por garantir uma boa administração de todos os recursos disponíveis na empresa, além de garantir a completa legalização referente às obrigações tributárias. 

Com isso, a combinação entre contabilidade e uma boa administração pode ser responsável não somente pelo crescimento da empresa, bem como pela estabilidade para desenvolvimento do seu negócio.

Não faça por conta própria

Ainda a visão de que a contabilidade pode ser feita de forma amadora, pelo próprio empreendedor, mas é importante salientar que a contabilidade feita por um profissional especializado e de confiança é extremamente importante, já que as obrigações envolvem detalhes que dificilmente podem ser observados e atendidos corretamente por alguém que não seja um profissional da área.

Nesse sentido, o ideal é que você encontre um contador competente para determinado porte da sua empresa, assim você terá um grande parceiro no seu negócio e se perca a sensação de que o dinheiro investido na contabilidade seja apenas mais um gasto.

Agora que você já entende o porque eu precisa de um contador, conte conosco para colaborar com a evolução da sua empresa.