Por que um empreendimento pode não dar certo?
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Por que um empreendimento pode não dar certo?

Em primeiro lugar, saiba que empreender é um caminho árduo e que exige ter informações corretas. Portanto, nesse artigo vamos falar sobre: Porque um determinado empreendimento pode não dar certo?

É claro que existem vantagens em se tornar um empreendedor e abrir o seu negócio como:

  • Ser dono do seu próprio tempo 
  • Nunca ser demitido
  • Não ter mais que aturar um chefe chato 
  • Ficar rico. 

Essas são algumas das razões que têm levado cada vez mais brasileiros a empreender. 

O que leva as pessoas a empreender no Brasil? 

Aqui, a maioria empreende por necessidade, e não por oportunidade ou vocação. Muitas vezes, o que motiva é a perda repentina ou o medo de perder o emprego, o surgimento de uma possível grande ideia ou mesmo cursos motivacionais de empreendedorismo, que geram muita empolgação.

Nesse sentido, muitos pedem demissão e investem em franquias completamente fora da sua área de atuação, só porque determinado segmento está em alta. Nesses casos, a  chance de dar errado é muito grande.

Portanto, é preciso conhecer o negócio, o assunto, o mercado, os produtos, os clientes daquele ramo em que você vai atuar. Não dá para começar do zero, tem que ser algo que faça parte do seu universo, das coisas que você entende e domina.

Por que um empreendimento pode não dar certo?

Primeiramente, quando você não entende ou não dá importância ao fluxo de caixa.

Saber quanto entra e quanto sai do negócio, dia a dia, mês a mês e anualmente para não entrar no vermelho.

Em segundo lugar, quando você vai abrir uma empresa com muitos sócios e logo de cara, porque, quanto mais sócios, mais o negócio tem que dar lucro. Portanto os sócios dividem o lucro, por isso eles têm que ter uma razão de existir, tem que ter um valor complementar.

Outro erro é querer começar grande, alugando salas ou escritórios caros. Quando na verdade o mais indicado é começar aos poucos, um passo de cada vez, de forma sustentável.

Veja agora o TOP 10 motivos que podem fazer um empreendimento não dar certo!

 

1. Não satisfazer as necessidades do mercado

Isso é o que acontece quando uma solução procura um problema – e não o movimento inverso. Quando um produto é criado simplesmente porque o empreendedor acha genial, há o risco de não se resolver um problema real do mercado. Ou seja: não fique tão apaixonado por sua ideia a ponto de não se apaixonar por satisfazer as necessidades do mercado.

2. Ficar sem dinheiro

O motivo é autoexplicativo. É preciso arcar com muitos custos no começo de um negócio, o que pode se tornar um problema. Desde a criação de um site até a impressão de cartões de visita, o investimento pode crescer rapidamente. Por isso, planeje para que seus custos sejam o dobro do que você estima.

3. Trabalhar com a equipe errada

Amigos são colegas de trabalho divertidos, mas seus conjuntos de habilidades podem tornar as coisas mais difíceis, causando estresse e tensão. Ter a confiança de uma equipe é importante para qualquer pequena empresa, mas escolher a equipe certa é crucial. Avalie honestamente as competências e identifique as falhas. Encontre membros de equipe que acreditem em sua missão e complementam seus conhecimentos.

4. Perder para a concorrência

Nunca é saudável ficar obcecado com a concorrência, mas você também não deve ignorá-la. Quando um rival cria um produto ou serviço semelhante, você deve conhecê-lo para defender, perante os consumidores, por que o seu é melhor. Se o seu não for melhor, trabalhe para que seja. Tenha cuidado para não modificar o seu produto apenas para bater o seu concorrente. Trabalhe para torná-lo melhor e mais útil para o seu cliente.

5. Problemas de preço/custo

O preço pode ser relativo, mas precisa ser bem comunicado e testado. Atribuir um valor qualquer pode fazer com que algumas pessoas fiquem nervosas ao fazer negócios com você. Para isso, a solução é realizar diversos testes antes. Você pode descobrir que o preço não é um problema – mas o valor é. Teste preços e planos de pagamento até encontrar o melhor para a sua empresa.

Esses foram 5 motivos do porque um determinado empreendimento pode não dar certo!

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6. Produto/serviço pouco amigável para o usuário

Até mesmo a melhor ideia pode ser confusa e manchada por uma má experiência do usuário. Se for muito difícil de usar, não será usado. Por isso, faça uma reunião de “atrito” com sua equipe ou até mesmo um grupo de clientes para identificar pontos positivos e negativos em seu produto ou serviço. Tente eliminar essas áreas ou considere um serviço terceirizado até conseguir resolver o impasse.

7. Falta de um modelo de negócios

É difícil crescer como empresa quando um modelo de negócios não é estabelecido. Um caminho claro precisa estar evidente para conquistar membros de equipe, clientes e potenciais investidores. Pesquise e decida qual é o melhor modelo de negócios para o seu produto.

8. Marketing ruim

Se todo o seu capital é gasto no desenvolvimento de produtos e nada sobra para o marketing, você tem um grande problema. Adquirir clientes, criar e divulgar uma marca pode ser muito difícil e, sem um marketing, tudo isso pode ser ignorado. Se esse não for o seu forte, recorra ao item 3 ou contrate uma empresa. E certifique-se de que ela tenha um histórico de sucesso mensurável em sua área.

9. Ignorar clientes

Atendimento ao cliente e feedback são extremamente importantes. Se seus clientes estão sendo ignorados, tiveram perguntas respondidas de qualquer jeito ou foram mal atendidos, essas informações serão compartilhadas com outras pessoas. Se você não está ouvindo o feedback deles e nem fornecendo recursos para satisfazê-los, eles vão comprar ou fazer negócio com outra empresa. Nunca ignore seus clientes. Sempre compartilhe o feedback deles com sua equipe e trabalhe para resolver os problemas encontrados por eles.

10. Produto confuso ou inútil:

Às vezes, um produto chega cedo ou tarde demais ao mercado. Ter problemas no desenvolvimento de sua ideia pode confundir seu público-alvo. É então que o feedback do cliente se torna importante novamente. Dê atenção e destaque aos comentários dos consumidores para que produtos confusos ou inúteis não sejam lançados. Seja relevante.

O que você diria para quem está pensando em empreender?

Comece aos poucos, teste seu produto ou serviço para ver se há mercado, venda para os seus amigos, peça opinião de pessoas que entendam sobre o que você quer fazer.

Empreender é um passo muito importante e às vezes envolve todas as economias de uma vida inteira de trabalho, por isso, todo cuidado é pouco.

Caso você esteja abrindo a sua empresa e precisar de uma assessoria contábil, conte conosco para lhe ajudar da melhor forma possível.

Neste artigo falamos sobre: Por que um empreendimento pode não dar certo?

Espero que tenha gostado e continue acompanhando nosso blog