Razão Social: O que é e como definir uma para sua empresa
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Assim como as pessoas físicas, as pessoas jurídicas também têm um nome, é claro: esse nome jurídico é o que chamamos de Razão Social. E nesse artigo vamos te falar, O que é e te dar uma explicação mais completa sobre.

Primeiramente, acontece que nem sempre o nome pelo qual uma empresa é conhecida é o mesmo nome da sua Razão Social. 

Por esse motivo, muitos empreendedores, inclusive, podem confundir o termo com o nome fantasia, ficando em dúvida principalmente na hora de abrir o seu negócio.

O que é Razão Social da empresa? 

Em primeiro lugar, esse é o termo registrado sob o qual uma pessoa jurídica (PJ) se individualiza e exerce suas atividades. 

Este termo pode ou não estar relacionado ao nome fantasia do empreendimento (aquele mais conhecido, que seus clientes usam). 

Portanto, quando você vai abrir uma empresa, é preciso preencher diversas informações sobre ela, como capital social, atividade exercida e, claro, o nome do empreendimento. Porém, nessa papelada toda, não se pede apenas o título que deve estar na boca do povo e que estampará seu site. 

Outro campo

Existe outro campo que você precisa colocar o termo que vai designar o seu negócio: a razão social. Este termo é basicamente o nome jurídico da empresa, uma de suas principais informações que se tem dela, junto com o seu CNPJ e endereço. 

Para que serve?

Apesar de ser um termo raramente falado, a razão social não é algo banal ou de pouca importância. 

Esse será o nome que estará marcado no contrato social da empresa, nas notas fiscais que emitir, escrituras e outros documentos legais do empreendimento, além das faturas de cartão de crédito dos clientes.

Ou seja, a razão social é o nome que estará presente em todos os documentos principais da empresa, desde a sua abertura na Junta Comercial ou Cartório. 

Por ser algo que identifica o negócio, essa identidade é única para cada um e está protegida como propriedade intelectual: ninguém pode ter a mesma firma empresarial que a sua, e nem você poderá imitar a dos outros. 

Por tudo isso, é importante escolher a razão social da empresa com cuidado — já que este nome estará presente em tantos documentos.

Como escolher a Razão Social?

Como já citamos anteriormente, a Razão Social estará presente em muitos documentos oficiais e, por isso, é importante escolher o nome da empresa com cuidado.

O primeiro passo é definir uma identificação própria e exclusiva do negócio, usamos termos específicos, o nome dos sócios ou uma sigla, por exemplo. O intuito é evitar que a Razão Social seja muito parecida com outras que já existem no mercado.

Sabemos que essa decisão exige bastante responsabilidade e, para auxiliar você nesse momento de escolha, listamos abaixo algumas dicas para te ajudar a pensar em uma boa Razão Social para o seu negócio. Acompanhe os tópicos abaixo:

  • Obrigatoriamente, a Razão Social deve trazer o tipo de constituição legal, como LTDA (Sociedade Limitada), MEI (Microempreendedor Individual), ME (Microempresa) ou EPP (Empresa de Pequeno Porte);
  • A Razão Social deve estar ligada à atividade exercida pelo negócio;
  • O nome deve ser único;
  • Procure não escolher uma Razão Social que seja muito parecida com o nome fantasia (que explicaremos com mais detalhes a seguir) ou até mesmo a Razão Social de outras empresas;
  • A Razão Social, como citamos anteriormente, pode ser até mesmo as iniciais do nome dos sócios;
  • A Razão Social pode constar um termo ligado à sua área de atuação, como comércio, marketing, internet etc;
  • Apesar de não ser obrigatório, é interessante se a Razão Social conseguir dar origem ao nome fantasia da empresa.

Outra dica muito importante para a escolha da Razão Social do seu negócio é contar com a ajuda de um bom contador ou profissional especializado na área. 

Isso porque este profissional será capaz de te auxiliar na apresentação de nomes que “funcionam”, ou até mesmo te instruir sobre nomes que não são os mais recomendados no mercado. 

Indicamos também que você faça uma pesquisa prévia com as suas ideias de nomes para a sua empresa em sites e redes sociais para saber se existem outros empreendimentos que usam palavras idênticas. 

Parece simples, mas a prática é bastante eficaz para evitar que você escolha nomes que já existem!

Dessa forma, caso já exista uma empresa que tenha registrado primeiro a sua ideia, você vai precisar pensar em outras possibilidades.

Por isso, indicamos que você formule uma lista com todos os termos que achar interessante e vá riscando aqueles já usados.

Diferenças entre Razão Social x Nome Fantasia x Marca

Quando se trata da nomeação de uma empresa, existem três conceitos que são bem parecidos e podem acabar confundindo muitas pessoas, são eles:

  • Razão Social;
  • Nome Fantasia;
  • Marca.

Como você já leu neste artigo, a Razão Social está relacionada com a “identidade” do negócio, isto é, o seu nome jurídico, aquele que está presente nos documentos mais importantes da empresa.

O Nome Fantasia, por outro lado, é o termo que os clientes vão chamar a sua empresa, ou seja, o nome que estará nos panfletos, sites e redes sociais. Também conhecido como Nome de Fachada ou Marca Empresarial, o Nome Fantasia é popular e visa o maior aproveitamento da marca e da estratégia de marketing e vendas, podendo ser, ou não, o mesmo da Razão Social.

Quando o empreendedor não deseja que outros empreendimentos usem o mesmo nome da sua empresa, para proteger a imagem ou evitar confusões, ele registra uma marca no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

Muitas pessoas acham que Marca é a mesma coisa que Nome Fantasia — o que é um erro. Essa confusão, inclusive, se deve ao fato de que muitos negócios registram como marca o mesmo nome que utilizam em sua fachada, mas o conceito é muito além.

Como citamos anteriormente, a marca é um registro para proteger a empresa, um tipo de sinal utilizado para diferenciar serviços e produtos.

Posso trocar a Razão Social da minha empresa?

Pode sim. Mas há um porém: todos os documentos registrados com a razão social antiga não serão mais válidos. Do contrato social ao certificado digital usado no nome da empresa — todos os registros deverão ser refeitos.

Essa troca pode demandar bastante esforço, tempo e recursos para substituir toda documentação com os termos antigos. Por isso essa escolha deve ser feita conscientemente e com bastante planejamento.

Se você tem certeza de que trocar a razão social será melhor, lembre-se de ir até a Junta Comercial para alterar o nome. 

Mas, melhor ainda é escolher bem um termo com a ajuda de um contador de confiança para evitar toda esta trabalheira.

Conclusão

Escolher um bom nome é importante para a imagem que a empresa quer passar ao público, seja de fornecedores, parceiros ou clientes. Eles têm que refletir sobre a atividade exercida e o espírito do negócio, mostrando sua identidade ao mundo. 

Ela estará em todos os documentos importantes da empresa, pois é a sua “identidade” jurídica. Por isso acompanha o empreendimento desde o seu início, na hora de abrir o negócio na Junta Comercial ou no Cartório.

E este é um dos momentos mais importantes: o processo de abertura de um CNPJ implica em várias decisões a respeito do seu futuro, como escolher a natureza jurídica, o tipo de empresa, código da atividade… se você achou que escolher o nome fantasia e a razão social seriam difíceis, não viu nada!

Mas todo esse processo pode ser mais prático e sem dores de cabeça se você contar com a ajuda da Braga Campos Contabilidade! 

Venha abrir sua empresa com a Braga Campos Contabilidade e tenha mais tranquilidade com a contabilidade do seu negócio!